Como Fazer Renovação da CNH? Qual a Taxa? Confira!


Saiba o que é necessário para Renovar sua CNH - Carteira Nacional de Habilitação!


Guia de Serviço > Serviços Públicos > Documentação > CNH - Carteira Nacional de Habilitação > Como Fazer Renovação da CNH? Qual a Taxa? Confira!

Para não passar pelo dissabor de ter o seu direito de dirigir suspendido, fique atento a estas informações de como renovar sua CNH, especialmente se sua carteira está prestes a expirar o tempo de validação e você não sabe como agir. Correr o risco de ter esse direito suspenso e pagar uma multa por isso não é das melhores opções, então fique atento a esse post.

Dinheiro e carteira de motorista em uma mesa
Está querendo saber como fazer a renovação da CNH? Confira o nosso post que iremos te explicar todos os detalhes.

Mesmo sendo um processo muito simples, algumas pessoas ainda têm dificuldade na hora de realizar a renovação da CNH. Ao contrário do que muitos podem pensar, não é necessário a contratação de um despachante na hora de realizar esse serviço, hoje em dia você mesmo pode automatizar esse processo e, consequentemente, economizar algum dinheiro, pois você só terá que gastar dinheiro com as taxas obrigatórias, a do exame médico e a da expedição da carteira.

É de extrema importância saber como renovar a CNH com antecedência, afinal, o que você menos deve querer é extrapolar a data de vencimento da sua carteira. É sempre bom estar devidamente organizado e procurar renovar dias antes da data de vencimento e, ao contrário do que alguns possam pensar, trata-se de um processo bem simples, necessitando o pagamento de algumas taxas.

E para ficar a par do valor da taxa da renovação da CNH e vários outros assuntos concernentes a CNH, basta continuar lendo esse post que iremos te esclarecer todas as possíveis dúvidas. Lembre-se de sempre andar regularizado, do contrário, você estará sujeito a multas de trânsito e até mesmo apreensão do veículo. Pensando nisso, nós, do Guia de Serviço, apresentaremos para você o que deve ser feito na hora desse processo da maneira mais simplificada possível.

Prazo de validade da CNH pode variar

Para início de conversa, é bom se ater ao prazo estipulado para cada condutor renovar sua CNH, já que a própria carteira nacional de habilitação tem um prazo de validade que varia conforme a idade ou a condição do condutor. Isso quer dizer que não necessariamente o seu prazo de validade será o mesmo para todos os demais condutores, e saber disso é primordialmente importante.

A validade máxima da CNH é de cinco anos para condutores até 65 anos de idade e de três anos para condutores acima de 65 anos, ou conforme algum outro laudo médico especificado na hora dos exames de praxe, na hora da primeira habilitação. Em suma, isso quer dizer que condutores entre 18 e 65 anos devem fazer a renovação da CNH a cada 5 anos.

Carteira de motorista no bolso de uma calça jeans
É necessário entender que o período de renovação da CNH não é o mesmo para todos os condutores, fique atento ao seu prazo de validade.

Entretanto, a mesma regra não ocorre para condutores cuja faixa etária é superior aos 65. De 65 anos para cima, é requerido que se faça a renovação a cada 3 anos. Entretanto, se o médico achar necessário, ele poderá fazer com que qualquer pessoa de qualquer faixa etária faça a renovação em um período estipulado pelo médico, mas geralmente isso ocorre com condutores que tem algum tipo de limitação.

Porém, é sempre importante você ficar atento as notícias, pois recentemente o atual presidente Jair Bolsonaro propôs uma mudança nessa regulamentações. A sua proposta tem como premissa aumentar o prazo de validade da CNH para 10 anos, mas somente para motoristas com até 65 anos. Para idosos, propõe-se que de três anos se aumente para 5.

Além disso, a proposta prevê uma ampliação de 20 para 40 pontos o limite para suspensão da CNH. Entretanto, como falamos, essa é somente uma proposta, mas que eventualmente pode tornar a ser realidade, e justamente por esse motivo é que você deve se manter bem informado em relação a essas questões.

Quais as documentações necessárias para solicitar a renovação da CNH?

Antes de se dirigir para o órgão responsável por emitir a renovação de uma CNH, o DETRAN, é importante que você se atente aos documentos necessários que você deve ter em mãos, afinal, a última coisa que você deseja é perder a viagem. Os documentos exigidos pelo DETRAN não são muitos, mas ainda assim é importante se ater a esse detalhe. Os documentos necessários são eles:

– CNH ou RG original;
– Cópia do RG ou CNH – não é necessário ser autenticado;
– Comprovante de residência original emitido a menos de três meses, podendo ser um boleto de gás, energia elétrica, água, internet, telefone ou IPTU;
– Cópia de um comprovante de residência atual – sendo vetado a obrigatoriedade de autenticação.

Uma carteira preta contendo uma CNH e o valor da taxa para renovação da CNH
Os documentos para renovar a CNH são poucos, mas é de extrema importância que você leve todos, pois sem algum dele, não é possível dar continuidade.

Todos os documentos necessários para realizar a sua renovação são esses citados acima. Com esses documentos previamente preparados, você já está pronto para continuar os passos necessários para a renovação da sua CNH.

Como fazer a renovação CNH?

Primeiro de tudo, é bom esclarecer que existe mais de uma maneira possível de realizar a renovação da sua carteira nacional de habilitação, e esse processo varia de acordo com o estado que você reside. Ao total, é possível realizar a renovação por intermédio de dois métodos; presencialmente e de forma online.

Nesse artigo nós iremos mostrar qual o passo a passo necessário para realizar esse procedimento em cada um desses meios, e caberá a você escolher qual melhor se adapta a sua necessidade.

Como fazer a renovação da CNH – Pela internet

Para renovar a CNH pela internet você deverá ficar atento ao site oficial do DETRAN da sua região. Por exemplo, se você mora no estado de São Paulo, você deve entrar no site do DETRAN/SP, se você mora em Santa Catarina, deve entrar no site do DETRAN/SC e assim sucessivamente. É importante ressaltar que nem todos os estados brasileiros aceitam essa forma de fazer a renovação da CNH, por isso é necessário verificar essa possibilidade no site oficial do DETRAN da seu estado.

Site do Detran/SP, onde é possível fazer a renovação da CNH pela internet
Lembrando que você deve acessar o site do DETRAN conforme a sua região e verificar se esse tipo de serviço está disponível.

Também é importante citar que o processo de renovação da CNH não é feito totalmente online, haja vista que é necessário recolher a sua biometria e alguns exames médico, mas é possível poupar tempo fazendo um agendamento.

  • Depois de entrar no site, vá na aba em que está escrito “renovação da CNH” e, em seguida, você deverá verificar se existe essa disponibilidade na sua cidade;
Site do Detran/SP, onde é possível fazer a renovação da CNH pela internet
Você também pode digitar “Renovação da CNH” no campo de pesquisa do site.
  • Clique na opção de renovação da CNH;
Site do Detran/SP onde é possível renovar a CNH pela Internet
Através de internet você também consegue agendar atendimento especial para pessoas com deficiência.
  • Aperte em “Renovação simplificada da CNH”;
Site do Detran/SP onde é possível renovar a CNH pela internet
Apertando nessa opção você será redirecionado para uma página onde poderá fazer a renovação da CNH pela internet
  • Após isso, aperte nos dizeres “Faça pela Internet”;
Site do Detran/SP onde é possível renovar a CNH pela internet
Agora, com a renovação simplificada, o método é muito mais simples e intuitivo.
  • Ao apertar para fazer a renovação pela internet, uma nova guia irá ser aberta, onde você deve preencher corretamente com os seus dados;
Site do Detran/SP onde é possível renovar a CNH pela internet
Caso seja o seu primeiro acesso, você deve apertar para se cadastrar.
  • Em seguida você deve preencher o pré-cadastro;
Como Fazer a Renovação da CNH e Qual a Taxa
Não se esqueça de verificar se todos os dados estão corretos para evitar problemas.
  • Vá ao Detran.SP e leve os documentos solicitados. Suas digitais, foto e assinatura serão coletadas nesse momento;
  • Após a confirmação dos dados no Detran.SP, você deverá fazer o exame médico (aptidão física e mental);
  • Depois você deve efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência dos bancos credenciados;
  • Após aprovação no exame, aguardar o prazo para emissão e entrega do documento pelos Correios.
  • Você também pode optar por retirar a CNH presencialmente.

Esse passo a passo está passível de mudanças, visto que cada região pode aderir meios diferentes de realizar esse processo. Por isso recomendamos que você verifique no site oficial do DETRAN da sua região. Além disso, pode ser possível você acompanhar a postagem do seu documento através do próprio site.

Como faze a renovação da CNH – Na unidade de atendimento do Detran do seu estado

Você também pode optar por fazer a renovação da CNH presencialmente em alguma unidade do seu estado. Para fazer isso, você deve estar portando somente os documentos citados logo acima. Feito isso, o passo a passo seguinte é bem simples, e explicamos com mais detalhes logo abaixo.

Logotipo do Detran/SP, onde é possível fazer a renovação da CNH
Esse é o procedimento mais comum. Então, se você preferir, fique a vontade.

Passo 1 – Comparecer no DETRAN apresentando documentos oficiais com foto e CPF (é possível que seja necessário um agendamento prévio);

Passo 2 – Ter em mãos um comprovante de endereço (e outros documentos citados anteriormente);

Passo 3 – Efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência dos bancos credenciados;

Passo 4 – Realizar a biometria (captura de imagem, digital e assinatura), quando necessário;

Passo 5 – Agendar exames de Aptidão Física e Mental que correspondem com a classificação de sua CNH;

Passo 6 – Realizar exame(s) conforme agendamento;

Passo 7 – Após aprovação no(s) exame(s), aguardar o prazo para emissão e entrega do documento pelos Correios. É possível que seja necessário você comparecer novamente à unidade de atendimento para retirar a sua CNH renovada.

Quais os valores para renovação da CNH?

Os valores cobrados são muito variáveis levando em consideração o seu estado e sua cidade, mas a faixa de preço desse serviço está em torno de:

Uma nota de cem reais e uma nota de cinquenta reais, dinheiro para pagar a taxa de renovação da CNH
Infelizmente o processo de renovação da CNH não é gratuito e, por isso, você precisa desembolsar um valor em dinheiro.

Renovação da CNH: R$ 42,41 (Taxa do DETRAN para emissão de uma nova CNH)

Exame médico: R$ 84,81 (exame médico para verificação da aptidão física e mental) Esse valor deve ser pago ao médico que realizar o exame.

Taxa de Envio da CNH: R$11. Esse pagamento é facultativo, pois você pode escolher por retirar a CNH na mesma unidade que você fez a solicitação para renovação.

Total: R$ 138,22 (Com a taxa de envio)

Caso você exerça alguma função remunerada com o veículo, pode ser necessário fazer uma avaliação psicológica. Isso ocorre quando o médico solicita, mas nem sempre é obrigatório. O valor dessa taxa é de R$ 98,95. Somando, ao todo, sairia na base de R$237,17. Entretanto, o valor pode sofrer alterações levando em conta o ano em que você irá fazer a sua renovação da CNH.

Com isso, finalizamos o artigo por aqui. Não deixe de renovar a sua CNH para não perder o direito de dirigir, mantenha-se sempre atento a data de vencimento! Esperamos que tenha gostado do post de hoje e, se gostou, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais ou de enviar para algum conhecido seu que terá de passar por esse processo, até a próxima!