Como Aumentar Seu Score? – Descubra Aqui!


Descubra algumas dicas para aumentar seu score e conquistar um score alto!


Guia de Serviço > Serviços Financeiros > Como Aumentar Seu Score? – Descubra Aqui!

Aumentar a sua pontuação pode te gerar infinitos benefícios, por isso, descubra aqui como aumentar seu score e aproveitar os benefícios que um score alto pode te proporcionar. Dentre um dos benefícios, está a possibilidade de solicitação de um cartão de credito ou um empréstimo com maior facilidade de aceitação, além de obter uma menor quantia de juros cobrada.

Homem com óculos lendo um livro e um gráfico com seta para cima
Ter uma pontuação boa no score é essencial, e nós iremos te dar algumas dicas de como aumentar o seu score, confira!

Um score alto pode garantir muitas possibilidades, e essa é a razão de muitas pessoas quererem saber algumas dicas de como aumentar o score. A verdade é que não há muito segredo, só é um caminho um pouco ardiloso de se percorrer, mas que pode lhe proporcionar grandes vantagens. Além do mais, é necessário levar em conta qual a sua pontuação atual.

Caso você tiver uma pontuação não muito favorável, a distância e a demora para se conseguir um score alto que te renda benefícios, poderá se tornar mais árduo. Contudo, ainda que seja um pouquinho mais demorado de se conquistar, valerá a pena, tendo em vista que há recompensas satisfatórias ao alcançar esse patamar.

Muitas pessoas nem sabem o que é o score, e nós iremos te explicar tudo sobre esse tema e, além disso, também daremos algumas dicas de como aumentar o score. Cuidar da saúde financeira é muito importante, pois isso será enxergado com bons olhos no mercado e, por conta disso, você poderá obter algumas vantagens que pessoas de score baixo não possuem. Se você quer saber mais sobre esse assunto, confira o artigo abaixo!

O que é score?

Score nada mais é do que uma pontuação feita por alguns órgãos, como o SPC, Serasa e ProScore. Trata-se de uma pontuação que é dada para cada indivíduo, e essa nota equivale ao seu nível de bom pagador. Isso quer dizer que, se você for um bom pagador, o seu score será alto. Em contrapartida, se você tem um perfil de mau pagante, significa dizer que seu score será baixo.

Muitos bancos se baseiam nessa nota quando os é solicitado algum tipo de empréstimo. Por lógica, se você tiver uma pontuação baixa num desses órgãos que avaliam seu perfil de comprador, o banco irá rejeitar a sua solicitação de empréstimo. Em suma, quanto mais baixo for seu score, menor serão as suas oportunidades, e quanto maior for sua pontuação, maior será os benefícios.

Quatro mãos se tocando e calculadoras, cadernos, caneta e pranchetas na mesa
Score nada mais é que uma pontuação, a qual é feita com base no quão bom pagador você é, e isso muda a forma como os bancos enxergam você.

Contudo, os benefícios de se saber como ter um score alto não se limita exclusivamente a ter crédito e empréstimos aprovados com maior facilidade. Com uma boa pontuação, o grau de confiança com o seu banco aumenta, criando uma série de benefícios diários, tais como; juros reduzidos, limites ampliados, possibilidade de alguns seguros gratuitos e o acúmulo de milhagens para compras e viagens.

Como aumentar seu score?

Como você viu anteriormente, existem alguns benefícios para quem tem o score alto. Então, se você quer saber como obter uma boa pontuação, confira agora algumas dicas de como fazer seu score aumentar. Lembre-se que esse não é um processo imediato, mas que leva um tempo. Porém, você pode estar conferindo sua pontuação atual no site.

Como aumentar seu score – Limpe seu nome!

Em primeiro lugar, se você está buscando aumentar a pontuação no Serasa, é de suma importância que você tenha seu nome limpo. Sem isso, é praticamente impossível que seu score aumente. Se você já possui o nome limpo, esse já é um bom começo para começar a aplicar as demais dicas e, com isso, muito provavelmente você possui um score razoável, desde que nunca tenha tido problemas com o seu nome.

Em contrapartida, se você possui algumas dívidas sem pagamento, o ideal é que negocie com os credores e busque pagar todas elas. Essa é a dica fundamental, haja vista que, com o nome sujo, dificilmente o mercado irá enxergar com muita confiança o seu perfil de comprador, afinal, é uma questão de lógica. Pense bem; como um banco poderá confiar em sua pessoa e oferecer-lhe crédito ou aceitar um empréstimo sendo que você possui um perfil devedor?

Duas pessoas sentadas à mesa com um notebook e uma cartolina sobre finanças
Para que você possa aumentar seu score, é fundamental que você tenha o nome limpo. Isso facilitará com que o banco enxergue seu perfil com bons olhos.

As instituições bancárias tendem a recusar os pedidos para quem tem contas inadimplentes e, consequentemente, a sua pontuação dificilmente subirá. Quando não há uma possibilidade de negociação, algumas pessoas procuram um outro tipo de empréstimo para quitar todas as dívidas e regularizar a situação e retirar o nome do SPC.

Essa não é uma opção necessariamente errada, mas deve ser feita com muito cuidado e depois de muita análise financeira. Planejar todas as suas medidas financeiras é ideal, ainda mais nessa situação. Sem um planejamento, a possibilidade de aumentar as dívidas e diminuir a sua saúde financeira é grande, tornando ainda mais complicado o aumento do score. Por isso, tome cuidado e avalie minunciosamente todo seu processo financeiro.

Como aumentar seu score – Atualize seus dados no SPC/Serasa!

Essa pode ser uma dica meio óbvia, mas tem um grande valor e nem todo mundo segue à risca por não compreender a dimensão que permeia essa questão. Quanto mais exatas forem as suas informações pessoais, tais como idade, endereço, telefone etc, maior será a confiabilidade do seu cadastro.

Ou seja, se você estiver constantemente atualizando seus dados, as instituições irão enxergar com bons olhos e se tornará mais fácil o alavancamento do seu score. Por isso, sempre comunique quando houver a necessidade de atualização de seus dados. É um processo bem simples que pode ser feito tanto de maneira online como de maneira presencial.

Duas pessoas segurando uma caneta com um contrato na mão
Atualizar os dados no SPC e no Serasa pode parecer simples, mas isso pode ser essencial para iniciar o aumento do seu score.

Você pode estar atualizando seu perfil tanto nas instituições que você possui crédito como nos órgãos de proteção de crédito e, caso você não possua um perfil na instituição que você possui crédito, poderá estar realizando esse procedimento através do site do seu banco.

Essa tarefa, por mais simples que pareça ser, torna-se um diferencial no momento de análise do seu perfil. Primeiro porque mostra que você é um usuário ativo e segundo porque garante que você seja reconhecido e exclua todas as dúvidas de que não é nenhuma outra pessoa que está se passando por você.

Como aumentar seu score – Pague suas contas em dia!

Essa é talvez a dica mais valiosa para aumentar o seu score. Para aumentar o score no SPC, procure sempre evitar atrasar suas contas, mantenha-se atento quanto ao vencimento das faturas e boletos. Quando você atrasa um pagamento, o seu perfil fica sujo, tornando difícil a aceitação de limite de crédito bem como o aumento da sua pontuação.

Pagar em dia já se torna uma grande possibilidade de um score alto, mas muitas pessoas acreditam que efetuar o pagamento com antecedência faz com que as instituições bancárias enxerguem com bons olhos esse perfil. A verdade é que, infelizmente, isso não procede. Esse tipo de dado não é enviado para o SPC, Serasa e afins. Eles sabem que você pagou ou não uma conta, mas não mensuram se foi com antecedência ou não.

Uma folha com contas matemáticas, uma caneta e uma calculadora
Essa é a dica primordial para quem está em busca de aumentar o score. Sem isso, dificilmente o seu score irá aumentar.

Se você tem problemas quanto ao pagamento de suas dívidas em dia por questões de esquecimento, é aconselhável habilitar tudo no sistema de débito automático. Trata-se de um sistema onde qualquer conta é paga automaticamente no dia do vencimento de uma determinada compra. Isso faz com que todas as suas compras futuras fiquem num padrão de regularização, evitando possíveis atrasos.

Como aumentar seu score – Tenha contas em seu nome!

Esse é um posicionamento que algumas pessoas não se dão conta, mas você deve elevar sua atenção para essa questão caso queira saber como ter score alto. Assim como é importante pagar as suas dívidas em dia, também é importante ter contas em seu nome. Se você pagar contas em dia, mas essas contas pagas não estiverem em seu nome, de nada irá adiantar para você.

Isso ocorre porque não há como uma instituição avaliar seu perfil de pagamento com base em pagamentos que você fez no nome de outras pessoas. É necessário ter contas em seu nome e pagar essas contas em dia, somente dessa forma seu score começará a aumentar. Também é uma questão de lógica, afinal de contas, como é possível traçar um perfil quando não tem informações sobre ele?

Folhas com contas matemáticas, um mouse azul, uma caneca e uma caneta preta
Por lógica, para que o banco saiba que você é um bom pagador, você precisa ter conta no seu nome.

Isso não significa dizer que você tenha de realizar compras despretensiosamente somente com intuito de aumentar a sua pontuação, pois isso pode acabar gerando problemas no pagamento e só acabaria dificultando o aumento do seu score. Algumas contas simples podem ser de suma importância, como conta de água, luz, telefone, internet etc.

Há casos de pessoas que não possuem o nome negativado, mas que mesmo assim não conseguem um empréstimo ou um cartão de crédito. Esses casos podem ocorrer devido a falta de contas em seu nome, já que, se você não possui contas em seu nome, não há como você ser reconhecido como consumido.

Então, na hora dos bancos analisarem seu perfil financeiro, não encontrarão informações necessárias sobre o seu perfil e, consequentemente, não é possível gerar um score devido a falta de informações. Portanto, é imprescindível que você tenha contas em seu nome caso queira que a sua pontuação aumente, pois é somente dessa forma que você começará a ser reconhecido como consumidor.

Como aumentar seu score – Tome cuidado com frequência de pedido de crédito!

Muitas pessoas caem no erro de pedir constantemente um aumento de crédito, empréstimos e afins. Contudo, essa frequência de solicitação de crédito pode se tornar um malefício para quem quer aumentar seu score. Alguns hábitos fazem com que a pontuação diminua, e essa é uma delas, mas é importante que você entenda o porquê.

Mulher sentada mexendo no notebook com um gráfico pizza e gráfico coluna ao lado
Pedir aumento de crédito ao banco de forma deliberada, não fará com que o banco tome seu perfil como positivo.

Essa ação de baixar seu score quando há pedidos constantes de aumento de crédito é uma “medida de segurança” para você mesmo. As instituições enxergam esse ato como sendo uma pessoa de má fé que esteja usando seus dados para solicitar crédito. Achando que se trata de um terceiro usando seus dados, afim de evitar danos mais graves, seu score é abaixado para que os bancos e instituições entendam que não é para liberar crédito.

Quando há uma solicitação de aumento de crédito negado, os bancos e instituições aconselham esperar cerca de 6 meses para fazer o pedido novamente. Do contrário, a probabilidade de abaixar seu score é bem mais alta, o que se torna bem prejudicial para aquelas pessoas que estão tentando o caminho inverso.

Como aumentar seu score – Tenha o Cadastro Positivo!

O cadastro positivo é uma ferramenta com uma proposta bem simples, mas que pode fazer uma grande diferença na hora de solicitar crédito e no aumento do seu score. Trata-se de um jeito muito mais simplificado de mensurar informações que as empresas e instituições julguem importantes na hora de liberar crédito para o consumidor.

Essa ferramenta disponibiliza informações como quantas contas você já pagou – contas como luz, água, boletos, prestações e outras – seu bom relacionamento com bancos e empresas, se você costuma pagar as suas contas em dia etc.

Site do Cadastro Positivo, ferramenta essencial para aumentar o score
O cadastro positivo é bem simples de ser feito, mas imprescindível para quem quer aumentar o seu score.

Essa é uma boa maneira de fazer com que seu limite e/ou score aumente mais rápido e facilmente, haja vista que mostra que você é um bom pagador, especialmente quando você realiza as contas em dia. Para fazer esse cadastro, você deve primeiramente ir no site Serasa Consumidor, e segundo no Boa Vista/SCPC, com o Consumidor Positivo. É IMPRESCINDÍVEL O CADASTRO EM AMBOS OS PORTAIS DE CADASTRO POSITIVO!

E por último vá até o CDL da sua cidade e abra o cadastro positivo no SPC Brasil!

Como aumentar seu score – Cuidado com os cartões de crédito!

Ao ler esse tópico, provavelmente você deve ter pensado que iríamos falar para não extrapolar o limite daquilo que você pode pagar, mas não é exatamente essa a informação. Na realidade, é importante sim que você tenha cuidado na hora de utilizar o seu cartão, pois se você usa um limite do qual não consegue arcar, futuramente isso irá impedir que o seu score aumente, mas não é somente isso.

Quando falamos para ter cuidado nesse aspecto, nos referimos a quantidade de cartões de crédito que você possui ou solicita. Isso porque, quando você faz uma solicitação para obter algum cartão, a empresa irá consultar mais a fundo o seu perfil para ter certeza se é possível liberar crédito. Acontece que essa consulta não é muito bem vista, pois ela pode significar instabilidade financeira.

Exemplo de como é um cartão de crédito black
Se você, em 6 meses, pedir 10 cartões, por exemplo, muito provavelmente o seu score irá lá embaixo. Portanto, o ideal é que você tenha prudência e discernimento.

Além do mais, quando alguma empresa consulta o seu perfil, essa consulta fica salvo nos sistemas por cerca de 90 dias. Por questões de segurança, o excesso de pedidos de cartões abaixa o seu score, pois entende-se que os seus dados foram roubados e que ele esteja sendo usado por alguma pessoa má intencionada e, com score baixo, dificilmente se consegue um cartão de crédito.

Além do mais, você também deve tomar cuidado em relação ao limite que o seu cartão de crédito possui. Ou seja, caso você queira obter um limite maior, o mais recomendado é que você aguarde que a própria instituição financeira ofereça um aumento, mas, caso você próprio tenha feito a solicitação, mas tenha sido negado, o ideal é que você espere no mínimo seis meses para tentar novamente, assim como falamos anteriormente.

Como aumentar seu score – Preze pelo seu CPF!

O seu CPF está vinculado com toda e qualquer compra que você faz e, portanto, é de extrema importância que você zele pelo seu bem-estar. Com isso, o que queremos dizer é que, cada vez que você solicita empréstimo, aumento de limite ou até mesmo um novo cartão, as empresas relacionadas fazem uma consulta de crédito do seu CPF.

E, como falamos logo acima, para os órgãos de proteção de crédito, como o Serasa e SPC, quando alguém é consultado com muita frequência e por várias empresas, entende-se que a pessoa está passando por algo chamado instabilidade financeira. Contudo, para evitar esse problema é bem simples, basta que você solicite crédito e empréstimo somente quando for estritamente necessário.

Mulher segurando o cartão azul do CPF
A sua vida financeira é muito importante e, portanto, é essencial que você a trate com o maior zelo possível.

Isso vale, inclusive, para os cartões de loja. Caso você tenha solicitado muitos cartões em um período de 6 meses, prefira evitar fazer os cartões de loja, pois eles também realizam consulta do seu perfil. O ideal é que você espere o tempo recomendado para poder obter um desses cartões, mas, até lá, recomenda-se fazer as compras por um outro cartão de crédito.

Como aumentar seu score – Tenha um bom relacionamento com o seu banco!

Essa é uma dica que a grande maioria das pessoas sabem, mas é sempre importante ressaltá-la para aqueles que não sabem. Na grande maioria das vezes, as instituições bancárias possuem um próprio sistema que regula o score e, eventualmente, essas informações são passadas para órgãos como o SPC e Serasa. Às vezes, ter um bom relacionamento com um único banco pode ser muito mais viável do que ter conta em vários outros.

Três adultos com canetas e papeis na mão dialogando
Quando você tem um relacionamento saudável com um banco só, ele não precisa consultar o seu CPF, e isso colabora para aumentar o seu score.

Por lógica, se você possui um relacionamento saudável com o seu banco, sem nenhum tipo de inadimplência, por exemplo, quando os órgãos de proteção de crédito receberem as informações do seu banco, a probabilidade de aumentar o seu score é muita alta. Portanto, sempre que puder, invista em conta-corrente, cartão de crédito e produtos de um mesmo banco.

Como consultar o score?

Agora que você compreendeu um pouco sobre essas questões, você muito provavelmente irá querer aumentar a sua pontuação. Porém, antes de começar nesse processo, pode ser interessante que você consulte o seu score, pois muitas das vezes você pode ter uma pontuação alta e nem se dá conta. A realidade é que a grande maioria dos brasileiros não concede muita importância para esses assuntos.

Gráfico pizza e gráfico em colunas simulando a pontuação do score
Antes de começar a aplicar as dicas, pode ser interessante você consultar o seu score.

Consultar o seu score agora pode ser interessante, pois você consegue obter uma noção maior de em quanto tempo a sua pontuação irá melhorar. Para poder realizar essa consulta, você deve primeiramente escolher um órgão de protetor de crédito que oferece esses serviços. Atualmente, você pode consultar o seu score na Serasa, Boa Vista e no Quod e, após decidir por um deles, basta acessar o site oficial e solicitar uma consulta. Vale ressaltar que, caso seja a sua primeira vez entrando em um desses sites, você deverá realizar um cadastro.

Como funciona a pontuação?

Quando você fizer a sua consulta do score, irá aparecer uma pontuação na sua tela, e essa pontuação varia de 0 a 1.000 pontos e, como você deve imaginar, quanto mais próximo de 1.000 for o seu score, melhor. Entretanto, é válido ressaltar que a pontuação pode ser entendida como uma régua, e a depender de em qual categoria o seu score se classifica, os bancos irão lhe enxergar de uma maneira específica. Compreenda melhor abaixo:

Pontos/Score Risco de inadimplência
Até 300 pontos Risco alto
Entre 300 e 700 pontos Risco médio
Acima de 700 pontos Risco baixo

Portanto, como você pôde compreender, quando a sua pontuação estiver acima de 700 pontos, isso irá significar que os bancos e demais instituições financeiras lhe enxergarão como um perfil de baixo risco de inadimplência e, consequentemente, você irá conseguir crédito e empréstimo com muito mais facilidade que outras pessoas.

Finalizamos esse artigo por aqui, esperamos que você tenha extraído ao máximo desse post. Aproveite para aplicar essas dicas na sua vida financeira e aumentar o seu Score para aproveitar os benefícios. Se você gostou do post, não esqueça de mandar para o seu amigo e curtir nossa página no Facebook. Qualquer dúvida, deixa nos comentários que iremos responder assim que possível, até a próxima!