Como Funciona o Seguro de Fiança Locatícia 2020?


Confira o funcionamento do seguro de fiança locatícia para o ano de 2020.


Guia de Serviço > Imóveis > Como Funciona o Seguro de Fiança Locatícia 2020?

O seguro de fiança locatícia pode ser uma boa opção para aquelas pessoas que estão pretendendo morar de aluguel. Entretanto, existe algumas questões que é necessário pontuar e que você deve ter em mente e, uma dessas questões, é como será o funcionamento desse seguro no ano de 2020. Ainda que existam pequenas mudanças, é fundamental você conhecer a fundo esse assunto, afinal de contas, uma simples mudança pode fazer uma grande diferença e, como resultado, pode acabar não valendo a pena no final das contas. No post de hoje iremos abordar esse assunto com profundidade, então, se você quer saber mais, basta ler até o final.

Apartamento nos últimos andares que oferta seguro de fiança locatícia
Está com dúvida em relação ao seguro de fiança locatícia? Então não deixe de dar uma olhada nesse artigo, onde iremos esclarecer as suas dúvidas.

Quem está pensando em morar de aluguel, provavelmente já deve ter se deparado com o seguro aluguel, também chamado de seguro de fiança locatícia. É de conhecimento comum que esse tipo de serviço tem por finalidade garantir o pagamento das parcelas do aluguel estabelecido, mas essa é somente uma pequena questão. É importante compreender em sua plenitude esse seguro anterior a assinar o contrato, e foi pensando nisso que resolvemos elaborar esse artigo, para esclarecer tudo a respeito desse assunto.

Para que você tenha uma maior compreensão de como funciona o seguro de fiança locatícia, é necessário passar por vários processos, pois pode não ser um assunto tão simples de ser compreendido. Você deve saber quais tipos de imóveis podem ser aderidos a esse seguro, qual a renda necessária, algumas vantagens etc. Pode aparentar ser um assunto um pouco extenso, mas quando se trata de um local para você morar, é de suma importância você conhecer tudo a respeito da questão.

O seguro locatício é uma forma de garantir que todas as dívidas serão pagas, e isso é tão vantajoso para você, que irá alugar um imóvel, como para o proprietário que estará dispondo da residência. É uma maneira mais confiável e, por isso, muitos recorrem as instituições que fornecem esse seguro. Nesse sentido, são os bancos ou seguradoras que oferecem o seguro aluguel como garantia ao não pagamento das obrigações do inquilino. Para saber mais sobre o assunto, basta conferir os tópicos conseguintes.

O que é o seguro de fiança locatícia?

A grande maioria das pessoas, quando estão nesse processo de alugar algum imóvel, se perguntam o que é o seguro de fiança locatícia. Se você já se fez esse tipo de questionamento, fique tranquilo, pois é totalmente comum desconhecermos algo que não faz parte da nossa rotina, mas é sempre importante pesquisar sobre quando se é necessário. A resposta dessa pergunta pode ser bem simples, mas a aplicação dela, já na prática, pode aparentar ser levemente mais dificultoso.

Basicamente, o seguro de fiança locatícia substitui o fiador e garante que o proprietário do imóvel urbano irá receber o pagamento de aluguéis e encargos não pagos pelo inquilino. Consequentemente, quando você opta por esse tipo de seguro, pode ocorrer de haver uma ação mais ágil no que diz respeito a aprovação da sua proposta de aluguel. Ou seja, em caso de inadimplência da parte do pagador, há uma garantia ao proprietário do imóvel que o banco ou a seguradora irá ressarcir devidamente os custos.

Uma calculadora preta, uma caneta e um contrato encima da mesa
O seguro de fiança locatícia é uma maneira de garantir os seus pagamentos, mesmo quando você não está com condições financeiras de arcar com essas responsabilidades.

Obviamente esse tipo de seguro é regulado por algumas normas específicas que devem ser seguidas, em especial a lei do inquilinato que define e limita as garantias da locação. Todas essas regras foram estabelecidas pela resolução nº 202 de 2008, no Conselho Nacional de Seguros Privados. Dentre essa resolução, é importante ressaltar que há uma proibição de um mesmo contrato de locação ter mais de um seguro desse tipo. Ou seja, você estará limitado a possibilidade de um único contrato de seguro dessa espécie.

Entretanto, enquanto você for o inquilino, você será o responsável pela contratação e o pagamento do seguro junto a sua seguradora. O proprietário, por outro lado, será o segurado e beneficiário do seguro, ou seja, a pessoa que irá receber a indenização. É uma maneira bem simples e segura, a única coisa que você deverá fazer é analisar essa possibilidade, e em seguida procurar alguma instituição bancária ou seguradora que avalie o seu perfil e aceite a sua proposta.

Qual o valor do seguro de fiança locatícia?

Levando em consideração somente a inclusão da cobertura básica, que garante primordialmente o pagamento do aluguel, o valor do seguro de fiança locatícia anual varia entre uma ou duas vezes o valor do seu aluguel. Entretanto, esse valor pode estar passível de mudança, pois existe alguns fatores que podem influenciar esse resultado. Um desses fatores que pode influenciar diretamente é o resultado da análise de crédito e cadastro da sua seguradora.

Cofrinho com várias moedas
Mensalmente, pode ser que o valor da parcela do seguro chegue a 15% do valor do seu aluguel.

Esse resultado irá determinar se o valor das parcelas do valor do seguro de fiança locatícia terá os juros alto ou não. Entretanto, pessoas que tem o score mais alto provavelmente irão receber os menores juros possíveis, enquanto aqueles que não tem uma pontuação tão boa, irão, provavelmente, receber parcelas cujo juros será mais elevado. Porém, algo que pode animar, é que há um crescente na procura desses serviços, que incita concorrência e prospecta queda de preços, então vale a pena fazer uma boa pesquisa de seguradoras que prestam esse serviço.

Como funciona o seguro de fiança locatícia?

Agora que você já conhece um pouco mais desse serviço, irá conseguir compreender melhor como funciona o seguro locatício. O que muito se fala é que o seguro fiança é uma maneira mais segura e confiável tanto para o dono do imóvel quanto para o inquilino, pois, com esse serviço, é dispensado a necessidade de um fiador. Por conta desse fato, é mais seguro essa contratação de serviço do que estabelecer um fiador ou colocar um depósito caução de três aluguéis.

E isso acaba acontecendo porque, com três aluguéis, há-se um limite para acobertar possíveis prejuízos. Por exemplo, se acaso o inquilino danificar o imóvel, e o próprio não conseguir pagar, o proprietário tem aquele valor do depósito caução para cobrir esses danos. Entretanto, se o valor da perda for superior do que o deixado em caução, o dono do imóvel terá de arcar com o prejuízo com o próprio dinheiro.

Fotografia preto e branco de um imóvel onde há seguro de fiança locatícia
O funcionamento do seguro de fiança locatícia pode sofrer algumas variações conforme a seguradora que você contrata, então é sempre bom deixar os termos esclarecidos.

O seguro de fiança locatícia pode ser bastante benéfico, pois ele, além de garantir o pagamento do aluguel atrasado, também dispõe outras funcionalidades, se assim você contratar. Você pode optar por alguns “complementos”, como, por exemplo, o pagamento do condomínio e o IPTU. Algumas empresas seguradoras oferecem um pacote que pode ser bem em conta para você, por isso é importante se atentar ao máximo de empresas possíveis.

Entretanto, antes de você realmente optar por esse seguro, recomendamos que você faça uma avaliação financeira, pois, a depender do seu perfil financeiro, esse seguro poderá ser uma despesa a mais na sua vida. É fato que esse tipo de serviço pode ser algo extremamente benéfico e que possa evitar possíveis dores de cabeça e frustrações, então é recomendável você sentar e avaliar detalhadamente essa possibilidade. Além disso, outra recomendação é que você saiba quais são os direitos no seguro de fiança locatícia.

Qual a melhor opção de seguro de fiança locatícia para 2020?

Apesar de ser uma boa opção para aquelas pessoas que querem ter a sua proposta aceita rapidamente, é sempre necessário estudar as opções de mercado e avaliar qual é a melhor. Nesse contexto, porém, é válido ressaltar que a melhor opção é aquela que se encaixa no seu perfil, mas para traçar com mais precisão, você precisa entender quais são as suas expectativas.

Dois homens de idade dialogando sobre um seguro de fiança locatícia
A melhor opção de seguro de fiança locatícia, na verdade, é aquele que mais se encaixa com o seu perfi;

Com isso, queremos dizer se você quer um seguro mais simples, onde ele somente cubra o valor de um aluguel atrasado – quando e se eventualmente ocorrer – ou se você quer um seguro mais robusto e que oferte outros serviços. As opções no mercado são muitas, mas tenha em mente que quanto maior for os serviços ofertados, maior será o valor cobrado pela seguradora.

Portanto, o fundamental antes de escolher qual seguradora escolher é entender se realmente é mais viável para você essa optar por essa alternativa, pois apesar de ela ter muitos benefícios, é impossível deixar de ressaltar que ela é significativamente mais cara que outras opções existentes. Agora, se você chegou na conclusão de que essa é a opção mais viável para você, confira algumas seguradoras que preparamos para você.

Fiança Fácil

Esse tipo de seguro não é muito conhecido, e justamente por conta disso muitas pessoas não sabem qual instituição escolher, porém, uma boa escolha pode ser o seguro de fiança locatícia da Fiança Fácil. Essa é uma boa opção principalmente para quem busca uma seguradora que facilite na hora do pagamento, isso porque a seguradora é mais barato que o depósito de três alugueis e, fora isso, também possui pagamento em 10 vezes sem juros.

Site da Fiança Fácil, uma empresa de seguro de fiança locatícia
Através do site da seguradora você consegue simular quanto irá custar o seguro.

Outro grande benefício dessa seguradora é que ela consta com alguns “upgrades”, como a possibilidade de obter, através do próprio valor pago pelo seguro, eletricista, encanador, chaveiro e vários outros. Além dessa possibilidade, é importante ressaltar que todas elas estão disponíveis 24h por dia. Essa é uma boa opção de seguro de fiança locatícia para 2020 e, caso você queira mais informações, basta acessar o site da Fiança Fácil.

Tokio Marine

A Tokio Marine é outra seguradora que consta com a possibilidade de contratação de um seguro de fiança locatícia, mas que possui alguns diferenciais. O primeiro dele é que é totalmente digital, o que acaba criando uma comodidade ainda maior, pois tudo é resolvido com o auxílio da internet, sem a necessidade de grandes burocracias ou o deslocamento para assinar algum documento.

Site da Tokio Marine, uma empresa de seguro de fiança locatícia
A Tokio Marine é uma seguradora que facilita bastante na hora entrar em contato e, por isso, vale a pena avaliar os seus serviços.

Essa empresa também oferece coberturas adicionais de danos ao imóvel, multa por rescisão contratual, pintura e outras, o que pode ser bem interessante para algumas pessoas. Trata-se de uma seguradora bem interessante, e caso você queira saber mais informações a respeito, basta entrar no site da Tokio Marine e avaliar se realmente é uma boa alternativa para você.

MAPFRE Seguro

A empresa tem o intuito de fornecer um seguro voltado para facilitar a vida de proprietários de imóveis, imobiliárias e inquilinos que desejam realizar uma locação residencial sem a obrigatoriedade de um fiador ou depósito de caução, trazendo, assim, uma menor burocracia e muito mais tranquilidade. Em relação as coberturas ofertadas, há duas possibilidades.

Site da MAPFRE, uma empresa de seguro de fiança locatícia
Se você quer somente um seguro que oferte o essencial, esse seguro de fiança locatícia pode ser uma boa opção.

A primeira, chamada de cobertura básica, garante apenas o pagamento do aluguel e da multa moratória. Agora, caso você queira mais serviços, pode optar pela cobertura opcional, que cobre danos ao imóvel, encargos legais, multa por rescisão contratual e pintura interna e externa do imóvel. Para saber mais sobre preços ou entrar em contato, basta acessar o site da MAPFRE.

Maior Seguros

Essa seguradora visa entregar vantagens para o inquilino, como a possibilidade de alugar o imóvel desejado sem a necessidade de um fiador assinar a papelada do negócio. Mas, além disso, a empresa também procura auxiliar e facilitar a rotina de mudança, organização do novo lar. Trata-se de uma boa opção para pessoas que procuram uma maior comodidade.

Site da Maior Seguro, uma empresa de seguro de fiança locatícia
Esse é um seguro de fiança locatícia que oferece benefícios bem interessantes, o que pode ser ideal para você.

Dentre algumas coberturas ofertadas pela empresa, é possível destacar o desconto em empresas de mudanças, serviços de chaveiro, reparos hidráulicos e elétricos. Isso tudo, é claro, fora a garantia de contas pagas quando houver inadimplência por parte do inquilino. Sem dúvidas essa é uma ótima opção se seguradora, e para conferir mais a respeito, basta entrar no site da Maior Seguros.

Porto Seguro

Essa é uma seguradora já muito conhecida, e esse é um fator que deve ser levado muito em conta também. Caso você se sinta um pouco receoso de depositar o seu dinheiro em outras empresas pelo fato de não lhe transmitir muita segurança, essa pode ser a mais ideal para você, pois se trata de uma seguradora que possui um histórico bem estável e com muitos clientes satisfeitos.

Site da Porto Seguro, uma empresa de seguro de fiança locatícia
Essa seguradora possui opções mais completas, o que pode agradar um público mais exigente.

Agora, falando em relação as coberturas, ela também possui duas possibilidades, a básica, que da direito somente a garantia do pagamento do aluguel e de multa moratória, sendo até 30x o valor do aluguel, e a cobertura adicional. Essa última da garante o reparo de danos do imóvel, pinturas internas e externas, água e luz, condomínio e IPTU, gás canalizado e multa por rescisão. Caso você queira algo mais completo, essa pode ser uma boa opção, e para conferir mais informações, é só acessar o site da Porto Seguro.

O nosso post termina por aqui, mas esperamos ter lhe ajudado com esse assunto. Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos para que eles tenham essas mesmas informações e descubram com mais facilidade qual seguro de fiança locatícia contratar. Nos vemos no próximo post, até mais!