Curso de Cabeleireiro Gratuito – Onde Fazer?


Saiba onde é possível fazer curso de cabeleireiro gratuito!


Guia de Serviço > Educação > Cursos > Curso de Cabeleireiro Gratuito – Onde Fazer?

Os cursos de cabeleireiro gratuito podem ser ministrados em várias situações e de diversas maneiras, fazendo com que muita gente se beneficie disso, tendo em vista que nem todos tem a mesma acessibilidade de oportunidades. Se você deseja realizar um curso profissionalizante mas está impossibilitado, financeiramente falando, de fazê-lo, essa matéria será bem útil para você, confira!

Mulher passando pente fino no cabelo da cliente
Está a procura de um curso profissionalizante como cabeleireiro? Então confira nosso post que iremos ter dar algumas dicas.

Estudar de graça é uma coisa que pode te ajudar a ter muito sucesso no mercado de trabalho sem que seja necessário investir o seu dinheiro num primeiro momento. O curso gratuito de cabeleireiro pode servir muito bem aquelas pessoas que já possuem noção e entendimento dessa área, mas que, para que sejam contratadas por alguma empresa, é necessário realizar esse curso e obter o diploma.

Mas esse curso de cabeleireiro também pode ajudar aqueles que não detêm nenhum tipo de experiência, mas desejam saber se possuem alguma habilidade, aptidão ou se irão sentir-se realizado nessa área, sem que seja necessário algum gasto pecuniário. Porém, independente de qual seja o intuito para realizar esse curso, é de suma importância que ele seja levado a sério, e não como somente um passa tempo. É bom que você faça esse curso somente se obtiver jeito ou um apreço por essa área de atuação.

Entretanto, você precisa ficar atento em onde fazer curso gratuito de cabeleireiro, pois nem todas as instituições disponibilizam diploma ao fim do curso e, nesses casos, fica difícil comprovar a sua competência nessa área da beleza. É também importante se atentar se o curso é autorizado pelo MEC, pois dessa forma o seu diploma terá validade em todo o âmbito nacional. Se você quer saber onde encontrar esses cursos, continue acompanhando esse post.

Curso de cabeleireiro gratuito

Os cursos gratuitos estão sendo cada vez mais evidenciados e ganhando notoriedade. É difícil, nos dias de hoje, ver uma instituição que não oferece ao menos um curso de forma totalmente gratuita. O que pode ser mais complicado, porém, é achar algum curso que seja do seu agrado, mas isso não é impossível, e por isso é importante que você esteja sempre de olho.

Mulher em uma biblioteca segurando livros estudando para um curso de cabeleireiro gratuito.
Os cursos gratuitos são uma ótima opção para quem não tem dinheiro para investir em educação, mas que não querem deixar de lado essa etapa extremamente importante.

Mas com os avanços tecnológicos, muitas coisas vêm sendo facilitada, inclusive a acessibilidade à educação. Os cursos de graça geralmente são oferecidos como forma de ajudar as pessoas que precisam se capacitar – mas que não tem dinheiro para isso -, ajudar aquele que está desemprego a abrir algum negócio próprio, se especializar em alguma área nova ou mesmo entrar em contato com novos conhecimentos. Ou seja, em qualquer ocasião, os cursos online beneficiam uma gama enorme de pessoas.

Cursos de cabeleireiro de graça podem ser ministrados por projetos de institutos de beleza famosos, mas, para isso, é necessário que você pesquise no site desse local conhecido para ter mais informações e ficar sempre atento. Pode ser uma ótima opção para você que tem um conhecimento básico sobre esse assunto, pois essa experiência pode lhe proporcionar um reconhecimento inimaginável por deter um certificado de uma instituição reconhecida e consagrada.

Cursos de cabeleireiro gratuito – Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um projeto do governo e uma das formas de se conseguir fazer um curso de graça de corte de cabelo. A pessoa que está precisando se capacitar pode ficar atenta ao site. E, segundo o que consta na descrição do mesmo, a finalidade dele é de “ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira”.

O site também serve como um canal direto do portal com o estudante, onde ele pode tirar dúvidas pelo próprio site. O Pronatec possui alguns aliados para que sua gama de curso seja cada vez mais expandida e tratada com seriedade, e todas as informações necessárias estarão descritas lá. O que queremos dizer com isso é que você consegue ver cursos ofertados pelo Pronatec através de outras plataformas, como o Senac.

Logo da instituição Pronatec que oferece curso de cabeleireiro gratuito.
O Pronatec possui relevância nacional, e com certeza um certificado desses irá facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.

O Pronatec é bem reconhecido, e é muito fácil você encontrar esses e outros cursos no site, bastando acessar o site do Portal do MEC. O mais legal dessa plataforma é que ela possui diversos outros cursos, tanto referente a área da saúde quanto relacionado a outras áreas e, portanto, vale muito a pena você dar uma olhada no catálogo de cursos do Pronatec.

Se você se interessou por algum curso do Pronatec e está pensando em fazer a sua inscrição em algum curso, é importante que você tenha algumas coisas bem esclarecidas na sua mente, pois para poder ser um aluno dessa instituição você deve se encaixar em alguns pré-requisitos, os quais iremos falar logo abaixo, no tópico seguinte, confira!

Como se tornar um aluno do Pronatec?

Por se tratar de uma instituição bastante reconhecida a níveis nacionais, certamente o interesse de fazer um curso de cabeleireiro gratuito no Pronatec pode se tornar ainda mais intenso, entretanto, se você está cogitando essa possibilidade, é importante que você saiba algumas coisas. O primeiro de tudo é em relação a quem pode se tornar aluno dessa instituição.

Engana-se quem pensa que os cursos gratuitos do Pronatec são livres para todo o público, pois a verdade não é bem essa. Por se tratar de algo gratuito, ele tem uma certa restrição de público, pois a intenção é que pessoas específicas procurem esse ensino e, para que você possa se tornar um aluno do Pronatec, você deve se encaixar em todos os pré-requisitos listado logo abaixo:

  • Possuir uma renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos federais;
  • Estar frequentando o ensino fundamental, médio – ou EJA – ou já ter concluído  todo o ensino;
  • Ser inscrito no CadÚnico e estar recebendo auxílio governamental;
  • Não ter feito mais de 2 cursos do Pronatec no ano da sua inscrição.

Vale ressaltar, entretanto, que não se trata de uma regra unânime, ou seja, a depender do curso que você pretende se inscrever, a regra e os pré-requisitos podem mudar, então vale a pena você procurar se informar. Você pode entrar em contato com o Pronatec através do número 0800 616161, opção número 5, através da Central Pronatec ou por intermédio do Pronatec Telecom.

Por meio desses canais de comunicação você consegue fazer reclamações, sugestões, críticas e até tirar qualquer tipo de dúvida. Portanto, antes de dar início na sua inscrição para algum curso, recomendamos que você contacte um desses canais para ter certeza de todos os requisitos, pois, como falamos, eles podem variar conforme o curso e até mesmo conforme o ano da inscrição.

Curso de cabeleireiro gratuito – Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é um dos locais com maior procura por cursos no segmento da beleza, e o curso de cabeleireiro é apenas um dos muitos cursos que a instituição oferece em suas unidades nesse ramo. Os cursos gratuitos podem ser ofertados por meio de parcerias, por exemplo, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Mas independente do curso ser oferecido em parceria com algum outro projeto ou não, você pode encontrá-lo totalmente sem custo pelo próprio Senac, tendo em vista que o site possui um programa chamado “Programa Senac Gratuidade”. Todos os cursos oferecidos por esse programa são gratuitos, mas possuem vagas limitadas, por isso é bom que você sempre fique atento a esse site.

Curso De Cabeleireiro Logo da instituição Senac que oferece curso de cabeleireiro gratuito
Bem como a instituição anterior, o Senac também é muito renomado e irá te proporcionar grandes benefícios caso você consiga um certificado dessa instituição.

Se você se interessou por esse curso de cabelo gratuito e quer saber mais, você pode acessar o site do Senac, ou para acessar o Programa de Gratuidade, basta acessar o site do Senac Gratuidade. Recomendamos que, se você tem genuíno interesse em ingressar em algum curso gratuito ofertado pelo Senac, fique de olho constantemente, pois as vagas são limitadas.

Por conta disso, é possível que as vagas se esgotem com muita rapidez, afinal de contas, não é sempre que se tem a oportunidade de fazer um curso gratuito que seja realmente de qualidade. Entretanto, algo que também deve ser ressaltado é que a modalidade de curso gratuito é oferecido para um público específico, e você deve se enquadrar em alguns requisitos para poder ser aluno do Senac Gratuidade, e iremos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Como se tornar um aluno do Senac Gratuidade?

Assim como no caso do Pronatec, o Programa Senac Gratuidade, também chamado de PSG, é destinado para um alvo específico, e isso significa dizer que nem todos os perfis estão qualificados para serem aprovados nesse programa. Por isso, antes de procurar se inscrever em algum curso, é essencial que você se certifique em se encaixar no aspecto financeiro.

O PSG é destinado para as pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários mínimos federais, haja vista que os cursos são destinados para pessoas com baixa renda. Porém, uma dica que você deve levar em consideração é a de tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “pré-requisitos” de cada curso, para poder se certificar se você está de acordo com todas as exigências.

Homem usando um relógio segurando uma calculadora.
Para que você possa ser um aluno do Senac Gratuidade e consequentemente possa fazer um curso de cabeleireiro gratuito, você tem que estar em acordo com os pré-requisitos.

Outra informação que pode ser interessante você saber é que o Senac disponibiliza de um site específico para cada estado brasileiro. Dessa forma, caso você more em São Paulo, por exemplo, você pode acessar o site do Senac SP e visualizar todos os cursos que estão sendo ofertados na sua cidade e, inclusive, pode ver se há algum curso de cabeleireiro gratuito.

Adiantamos, também, que os cursos podem variar na modalidade. Ou seja, é possível encontrar o curso de cabeleireiro gratuito EAD ou na sua forma presencial. Portanto, você pode escolher a modalidade que mais se encaixe com o seu perfil e com as suas necessidades e, depois disso, realizar a sua inscrição através do site Senac Gratuidade da sua região.

Se você se interessou por esses cursos, mas ainda está com alguma dúvida, recomendamos que você entre em contato com Senac Gratuidade através do telefone 4090-1040 se você mora em alguma capital e região metropolitana ou ligue para 0800-777-3622 para as demais regiões do Brasil. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08 às 20h. Caso queira, também é possível entrar em contato através do Fale Conosco, usando o formulário para contato.

Cursos Senac por região

Algumas pessoas preferem estudar de maneira presencial e, nesses casos, uma solução que é possível você procurar é em relação aos cursos que o Senac oferece para cada região brasileira. O Senac é uma das poucas instituições que está presente em todo o território brasileiro, e você pode aproveitar desse feito para procurar um curso de cabeleireiro gratuito na sua região.

Caso você seja de Pernambuco, por exemplo, você pode fazer uma pesquisa mais específica, ou seja, procurar cursos do Senac em Pernambuco. Para facilitar um pouco mais as suas pesquisas, nós resolvemos trazer possíveis instituições que fornecem um curso de cabeleireiro gratuito por região, confira logo abaixo:

  • Senac Roraima;

O Senac Roraima possui alguns cursos na área da beleza, inclusive de cabeleireiro. Se você se interessar, pode entrar em contato através do número 095 2121-1901 ou comparecer até o seguinte endereço: Av. Major Williams, 2084, São Francisco. Ou caso prefira, é possível ligar para o número (95) 3626-8434 ou comparecer na Rua Horácio Mardel de Magalhães, 400, Asa Branca. Você pode entrar em contato para tirar alguma dúvida sobre algum curso e até mesmo verificar onde fica a instituição mais próxima da sua casa. Se preferir, acesse o site Senac Roraima.

  • Senac Maranhão;

Bem como o citado anteriormente, o Senac Maranhão também dispõe da possibilidade de fazer curso de cabeleireiro gratuito, e caso você se interesse em fazer algum curso da instituição, você pode entrar em contato através do número (98) 3194-6464 ou comparecer até o seguinte endereço: Av. dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Bairro Jardim Renascença. CEP: 65075-650 – São Luís-MA. Caso queira, também é possível acessar o site do Senac Maranhão e conferir outras informações.

  • Senac Mato Grosso do Sul;

Essa é outra instituição que, para além de oferecer curso de cabeleireiro, também disponibiliza outros cursos concernentes a área da beleza. Para mais informações, entre em contato através do número (67) 3312-6260 ou do seguinte e-mail: [email protected] Para ter acesso a página dos cursos que esse Senac oferece, basta acessar o site Senac MS.

  • Senac São Paulo;

Esse Senac possui uma variedade considerável dentro da área da beleza e, portanto, além de aproveitar o curso de cabeleireiro, você também consegue realizar outros cursos. Para obter mais informações, entre em contato através do número 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas ou para 0800-883-2000 para as demais regiões. Caso queira, acesse também o site Senac SP.

  • Senac Santa Catarina;

A instituição de Santa Catarina também possui alguns cursos interessantes na área da saúde e, claro, curso de cabeleireiro. Para entrar em contato, ligue para o número 0800 648 6481, de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30. Entretanto, esse número é exclusivo para quem é de SC, e caso você seja de outro estado do Sul, você pode entrar em contato através do formulário online. Recomendamos que você também acesse o site Senac SC para poder visualizar melhor algumas informações.

Um último adendo, entretanto, é necessário. Todos os cursos gratuitos possuem uma data limite para serem ofertados e, por isso, pode ser que no momento em que você esteja lendo esse post, algum curso ou já não esteja mais disponível ou já tenha o número máximo de alunos. Por isso, a nossa dica é que você esteja constantemente a procura desse ensino, pois ele é bastante disputado.

Fora isso, também é interessante falar que, ainda que o seu estado não tenha sido citado, basta que você faça uma pesquisa para encontrar o Senac da sua região, pois, como falamos, essa instituição atende todo o território nacional. Portanto, dessa forma, você consegue fazer uma pesquisa muito mais organizada.

Prime Cursos

Esse é um curso de cabeleireiro gratuito e à distância , e, através desse site você também pode conseguir realizar esse e vários outros cursos de forma totalmente gratuita. O slogan que essa empresa tenta empregar é “um novo conceito em ensino a distância” e, por isso, é uma boa opção para aqueles que buscam inovação quando se fala desse tipo de ensino.
Site da Prime Cursos, instituição que oferece curso de cabeleireiro gratuito.
Se você deseja fazer outros cursos da área da beleza, a prime curso tem uma variedade bem grande, como de maquiagem, por exemplo.

Trata-se de um curso também totalmente gratuito e há uma possibilidade de um certificado válido. Esse curso segue as normas MEC e é indicado para profissionais que trabalham em salões de beleza, spas, clínicas de estética, autônomos, estudantes e leigos interessados em trabalhar na área. Dentre alguns dos conteúdos programáticos, estão:

– Introdução;
– Composição e crescimento do cabelo;
– Tipos de cabelo;
– Cor do cabelo;
– Cuidado com o cabelo;
– Composição do cabelo;
– Ciclos Biológicos Do Cabelo;
– Lavagem do cabelo;
– Hidratação Profunda;
– Cauterização;
– Descongestionamento;
– Escovas;
– Babyliss;
– Cachos;
– Mais Sobre Tipos de Cabelos;
– Cortes de Cabelo;
– Tipos de cortes femininos;
– Cortes masculinos;
– Penteados;
– Coloração;
– Bibliografia/Links Recomendados.

Certificado da Prime Cursos, instituição que oferece curso de cabeleireiro gratuito.s
Modelo do certificado que é oferecido pelo curso.

Essas e outras informações podem ser conferidas no site. Salientamos que você pode verificar a autenticidade do certificado através do site oficial da Prime Cursos. Outra coisa que é interessante você saber é que, diferente das duas instituições que foram faladas até agora, a Prime Curso não requer nenhum pré-requisito e, por isso, qualquer pessoa pode realizar o curso.

Portanto, caso você não se encaixe nos pré-requisitos do Senac ou Pronatec, a Prime Cursos pode ser uma boa opção. O recomendado é que você tenha o ensino médio completo, mas isso não é uma obrigação. Se você se interessou por esse curso e quer saber mais sobre ele, basta acessar a página de curso de cabeleireiro básico da Prime Cursos.

Se você tiver qualquer dúvida em relação aos cursos dessa instituição, você pode entrar em contato através do número (11) 3958-4150. Ou, caso preferir, você pode enviar uma mensagem através do Fale Conosco Prime Cursos. Se você escolher esse método, você deve dispor de um e-mail válido para que seja possível você receber a resposta.

WR Educacional

O resumo informativo sobre essa instituição é de que eles visam profissionalizar e instigar o aluno para que este mantenha uma atitude exploratória diante do contexto de beleza, podendo atuar tanto de forma independente quanto em uma equipe de salão com outros cabeleireiros, manicures, maquiadores e esteticistas.

Quanto à metodologia de estudo, o aluno estudará de forma 100% online através de apostilas que são disponibilizadas de forma gratuita e, quando se sentir apto, realizará uma prova, a qual será necessária uma nota mínima 6,0. Conseguindo esse resultado, o aluno poderá solicitar o seu certificado, caso ele assim desejar e dispor do valor requerido.

Certificado da WR Educacional, instituição que oferece curso de cabeleireiro gratuito.
Lembre-se de sempre questionar sobre a credibilidade do certificado.

Algo que é necessário mencionar sobre esse curso é que há uma taxa de R$ 79,00 que é cobrado do aluno para confecção dos certificados, mas o pagamento dessa taxa é facultativo, ou seja, o aluno pode optar por realizar o curso e não pagar esse taxa e, consequentemente, não haverá o recebimento do certificado. Portanto, o pagamento não é obrigatório e, dessa forma, você consegue aproveitar o curso de maneira 100% gratuita. Se você se interessou pelo curso e quer se inscrever, basta acessar o site do WR Educacional.

Caso você tenha se interessado por esse curso mas queira tirar alguma dúvida, você pode tentar entrar em contato com a instituição através do número de WhatasApp (35) 98822-9223 ou, se preferir, pode optar por utilizar o atendimento online, mas o horário de atendimento, tanto do telefone quanto online, é de Segunda a Sexta das 10:00 às 22:00 e Sábado das 09:00 às 17:00.

Porém, o site também consta com diversos outros números fixos, que são: (35) 3331-1696; (35) 3331-1251; (35) 3331-1689; (35) 3331-2852; (35) 3331-1706; (35) 3331-1116; (35) 3331-1688 e (35) 3331-2274. Lembrando que o horário de atendimento de todos esses números também são os mesmos que citamos logo acima.

Outras instituições para fazer curso de cabeleireiro

Se você quer realmente se dedicar a essa nova profissão, é bem provável que você esteja disposta a investir nesse futuro. Pensando nisso, resolvemos elaborar algumas instituições renomadas que oferecem curso de cabeleireiro, mas que não são gratuitos. Portanto, se você tem algum dinheiro sobrando, pode ser interessante você conferir essa lista.

  • Instituto L’Oréal;

Como falamos logo no começo do post, há algumas instituições bem reconhecidas que dispõem de cursos para capacitar mulheres. Dentre essas instituições, a L’Oreál é, certamente, uma das mais bem vistas. Portanto, caso você queira conhecer um pouco mais sobre o que você aprenderá nesse curso e em quais regiões ele está disponível, acesse o site do Instituto L’oreál.

  • Embelleze;

Essa instituição é muito conhecida por ser um dos centros mais populares da indústria da beleza. Nos dias de hoje, a Embelleze consta com uma modalidades de curso para cabelo bem interessante, que é o “Profissional Academy Hair”. Para saber mais sobre o curso e em quais cidades brasileiras a instituição está presente, acesse o site da Embelleze.

  • Soho Academy;

Algumas pessoas ainda não conhecem essa instituição, mas ela foi criada por um japonês e, em sua metodologia, é seguido a risca sete módulos para você se tornar uma profissional. O curso é dividido “Colorista”, “Escovista”, “Técnico Especializado”, e “Manicure Pedicure”. Para conferir mais informações sobre o curso, bem como o preço total, acesse o site Soho Academy.

O nosso post acaba por aqui, mas esperamos que você tenha encontrado uma instituição para realizar o curso profissionalizante de cabeleireiro, conquistar seu diploma e ser bem sucedido nessa profissão. Nos vemos na próxima!