Dieta do Carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos

Esse tipo de dieta deve ser realizada com orientação profissional, seguindo o cardápio corretamente, sem exageros na alimentação, além de ter uma durabilidade de no máximo 15 dias.


Você já ouviu falar sobre a Dieta do Carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos? Essa é uma forma de emagrecer criada pelo médico americano Dr. Robert Atkins. Tal dieta do carboidrato consiste em uma maneira bem prática de emagrecer e causa espanto nas pessoas pelo seu resultado “imediato”. A meta dessa dieta é emagrecer e manter o peso, mas ingerindo apenas proteínas, sendo assim os carboidratos devem ser riscados do cardápio, demais alimentos podem ser consumidos à vontade sem restrições. Vamos explicar melhor como essa dieta funciona.

Dieta do Carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos. (Imagem: Divulgação)

 Dieta do carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos

Vamos explicar o princípio da dieta do carboidrato. Esse método funciona da seguinte maneira, os carboidratos ficam expressamente proibidos principalmente durante primeiras 48 horas, nesse período é onde о Cetônico começa а agir.

Os corpos cetônicos ou corpos cetónicos são três substâncias solúveis em água que são produtos derivados da quebra dos ácidos graxos, a quebra ocorre no fígado. Normalmente о cetônico não funciona quando ingerimos carboidratos. Antes das 48 horas а sensação de fome é intensa, por esse motivo consuma outros alimentos desde que não sejam carboidratos, afinal, рara seguir а dieta à risca pode-se consumir demais os alimentos.

O objetivo de fazer о cetônico agir é fazer com que ele utilize as energias que ficaram armazenadas, mas lembre-se, ele só vai agir caso não for consumido nenhum tipo de carboidrato.

Agora que eu entendi, quais são os Alimentos proibidos

Durante a dieta do carboidrato, existem alguns alimentos considerados proibidos para que ela funcione.

Podemos destacar entre eles:

– O Açúcar e doces de uma forma geral

– Bebidas alcoólicas e refrigerantes

– Aipim, Batata, Cará, Inhame, Nabo (raízes)

– Arroz, Milho, Ervilha, Feijão, Grão de Bico, Lentilha (Grãos)

– Abacate, Banana, Caqui, Fruta do Conde, Uva

– Todas as frutas secas como Ameixa preta, Amêndoas, Amendoim, Avelãs, Banana passa, Castanhas, Damasco, Nozes, Tâmara, Uva passa, etc.

– Tudo o que levar farinha como à dorê, à milanesa, biscoitos, bolos, empadões, empanado, massas, pão, pastelões, requeijão, salgadinhos, tortas, molho branco, etc.

Alimentos para comer sem excesso

Mas calma. Existem também para essa dieta de carboidratos alguns alimentos para comer sem excessos.

Podemos destacar:

– Todos os tipos de carne preparadas de qualquer maneira, desde que não leve farinha (boi, galinha, peixe, porco, crustáceos, etc.)

– Todas as verduras e legumes (com exceção dos citados acima), preparados e temperados à gosto – azeite, vinagre, sal, pimenta do reino, maionese, etc

– Ovos preparados de qualquer maneira fritos, omelete, mexido, cozido, quente, etc

– Todos os tipos de queijos como o prato, minas, provolone, ricota, cotáge, muzzarela, parmesão, gorgonzola, etc

– Todos os tipos de frios, enlatados e embutidos atum, sardinha, presunto, presunto, salame, mortadela, salsicha, salsichão, peito de peru, etc

– Todas as frutas, com exceção das citadas anteriormente. O ideal são duas unidades ou porção equivalente e não beber suco, e sim comê-las

– Líquidos que podem ser ingeridos durante a dieta: limonada, chá, mate, café, água (natural ou com gás), leite (moderadamente), refrigerantes diet nos fins de semana (com moderação)

– Usar sempre o adoçante de sua preferência

E pra comer? Pode comer algo? Pode Sim! Segue uma lista de alimentos para comer

Para alcançar os resultados desejados é preciso seguir a risca a dieta. (Imagem: Divulgação)

Existe um lista de alimentos que podem ser ingeridos durante a dieta. São eles:

– VEGETAIS

Abóbora, abobrinha, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, aspargo, azeitona, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, champignon, chicória, chuchu, couve-de-Bruxelas, couve-flor, espinafre, jiló, maxixe, nabo em folhas, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, tomate, vagem.

– CARNES

Boi, coelho, coração, cordeiro, crustáceos (camarão, lagosta, ostra, mexilhão, siri, caranguejo), dobradinha, fígado, galinha, língua, lula, pato, peixes, peru, polvo, porco, presunto magro, rins, salsichas, vitela.

– FRUTAS

Abacaxi, amora, cereja, figo, goiaba, grape-fruit, kiwi, laranja, laranja lima, lima da pérsia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, morango, nectarina, nêspera, pera, pêssego, tangerina.

– LATICÍNIOS

Coalhada caseira, creme de leite, iogurte natural, leite, manteiga, margarina, queijos. Dê preferência aos desnatados.

– CONDIMENTOS

Ajinomoto, azeite (extra virgem preferencialmente), canela, cebolinha, cheiro verde, coentro, ketchup, maionese, mostarda, óleo (cânola, girassol, milho, arroz), orégano, pimentas, sal, salsa, suco de limão, tomate, vinagre.

– OUTROS TIPOS DE ALIMENTOS

Caldo de carne ou galinha, gelatina diet, ovo (não mais do que dois ao dia).

Mas tem alguma dica para eu resistir a fome? Tem sim!

O importante para saciar a fome é se alimentar no máximo de três em três horas. (Imagem: Divulgação)

Existe uma dica muito útil para resistir a fome do início da dieta. No começo, dá fome mesmo. Uma dica para ter saciedade e evitar uma recaída, o interessante é apostar nos poucos alimentos ricos em fibras que a dieta permite, por exemplo, uma salada de brócolis ou palmito com azeite, e frutas como morango, pera, pêssego e tangerina. Ao se alimentar deles por exemplo, você sentirá uma sensação de saciedade e conseguirá se controlar melhor.

Vamos falar de mais algumas dicas importantes para ajudar na dieta dos carboidratos:

A dieta também age como uma desintoxicante no organismo. (Imagem: Divulgação)

Essa dieta não é fácil, porém mostra resultados rápidos. Então você tem que educar seu corpo para se adaptar a ela se quiser os benefícios que ela poderá lhe trazer. Seguem algumas dicas:

Refrigerante zero: amigo ou inimigo da dieta?

Como tudo lá fora é perdição, se alimente sempre antes de sair de casa, mesmo que você não esteja com fome. Uma fruta e uma fatia de queijo já bastam para evitar que você fique com fome na rua. Em último caso, coma alguma coisa que não tenha massa, como pedir pra fazer um sanduíche de filé sem o pão.

Como você tem uma lista de alimentos permitidos agora, procure as receitas que mais lhe agradam e crie uma tabela com as refeições que você irá fazer durante a semana, desta forma você terá uma grande variedade de sabores, o que evita que enjoe da comida e facilita na hora de fazer o supermercado. Nada impede que você repita seus alimentos preferidos, o importante é comer sempre coisas que lhe agradem.

Esperamos que você atinja seus objetivos, mas tome cuidado com a dieta, o ideal é fazer a mesma juntamente de acompanhamento profissional.

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