Alimentos Que Não Possuem Carboidratos

Afinal, quais são os alimentos que não possuem carboidratos? Confira todas as informações sobre a sua restrição na dieta alimentar


Você sabe quais são os alimentos que não possuem carboidratos? Muita gente pensa que eliminando eles da alimentação estará se tornando mais saudável e que eles são os grandes vilões que não ajudam no processo de emagrecimento. Será que esse pensamento está correto? O mais importante é manter uma alimentação saudável e balanceada com a ingestão de alimentos de todas as classes alimentares.


Alimentos Que Não Possuem Carboidratos (Imagem: Divulgação)

Alimentos que não possuem carboidratos

São vários os alimentos que não possuem carboidratos, eles estão sempre por perto, mas muitas vezes fazemos as escolhas erradas e acabamos deixando eles de lado. São os legumes, vegetais, frutas, laticínios magros, entre outros.

Quando pensamos em perder peso ou emagrecer a nossa mente automaticamente pena em dieta, não é mesmo? Uma muita procurada por homens e mulheres é justamente a dieta do carboidrato. Mas, primeiro vamos entender o que é carboidrato. Você sabe o que é e para que ele serve no nosso organismo?

O que é carboidrato?

Para ser saudável é preciso sempre fazer escolhas saudáveis e ter uma vida equilibrada. (Imagem: Divulgação)

Os carboidratos são açúcares, eles também são conhecidos como glicídios. São fonte de energia para o nosso corpo, o que nos possibilita fazer as nossas atividades do dia, nos exercitar e ter força para trabalhar, estudar, fazer as atividades diárias com muita energia.

Na verdade, os carboidratos são essenciais para o nosso corpo em uma alimentação equilibrada. O problema é quando ele é consumido em excesso e até mesmo em horários errados. Aí é que mora o perigo! Eles estão presentes no arroz, trigo, milho, aveia, batata, mandioca, batata doce, mandioquinha, mel, açúcar.

Grupos de carboidratos

Os carboidratos podem ser divididos em dois grupos, sendo:

 Carboidratos simples: são farinhas brancas, arroz branco, pão de forma, francês, bolos, tortas, balas, mel, entre outros. Trazem um sentimento de saciedade rápido, é estocado como gordura.

Carboidratos complexos: esse grupo tem uma característica de ingestão mais demorada e estão ligadas a fibras. Podemos achá-los em arroz integral, aveia, pães integrais. A ingestão é mais lenta e ajuda a regular o intestino.

Por que evitar os carboidratos?

Elimine os hábitos antigos de má alimentação e inclua mais frutas, legumes e verduras. (Imagem: Divulgação)

Como já mencionamos os carboidratos são os grandes responsáveis por fornecer energia, porém há aqueles tipos que “nos enganam” trazendo uma energia mais rápida, mas que depois se transforma em gordura e aqueles que são bons e ajudam a regular o nosso organismo, que no caso são os integrais.

É verdade que quem busca perder peso deve eliminar muitos alimentos que contém carboidrato da alimentação diária. Mas, é preciso consciência e acompanhamento de um profissional.

Quais alimentos não possuem carboidratos?

É importante lembrar de tomar muita água todos os dias para hidratar o corpo. (Imagem: Divulgação)

Para quem busca diminuir a ingestão de carboidrato na alimentação, conheça os alimentos que não possuem carboidratos.

Vegetais

As folhas e alguns legumes fazem parte de alimentos “sem carbo”. Você pode comer tranquilamente espinafre, couve-flor, brócolis, alface, aipo, cenoura, tomate, por exemplo. Esses alimentos também contam com muitas fibras que ajudam a regular o intestino. Com certeza, os vegetais são excelentes para a saúde e aliados para quem busca emagrecer com qualidade.

Ovos

Os ovos também não apresentam carboidratos, então pode comer sem medo. Ainda eles são fontes de proteínas.

Carnes magras

Tanto as carnes vermelhas como as brancas (patinho, coxão duro, frando e peixes) possuem poucos carboidratos. Na realidade elas contém muitas proteínas que também são essenciais ao nosso organismo. O nosso sistema digestivo demora para digerir e isso traz mais saciedade, sendo uma aliada na dieta.

Todas as carnes apresentam proteínas, a de frango, vaca, porco e peixes. Elas não têm carboidratos, então podem ser consumidas normalmente por quem busca perder peso. Elas ainda têm vitaminas e algumas gorduras do bem.

É importante destacar que as carnes processadas e embutidas podem apresentar carboidratos por conta dos conservantes.

Frutas

Há uma grande variedade de frutas disponível, sendo que algumas delas apresentam carboidratos e outras o índice é muito baixo e quase nulo. Então confira, as frutas que você pode consumir sem medo: maçã, pera, morango, laranja, mirtilo, melancia.

As frutas são grandes aliadas no processo de emagrecimento saudável, elas trazem muitos benefícios à saúde, saciam a fome e podem ser substituídas por doces. Há algumas frutas que contam com uma grande quantidade de carboidrato como a banana. O ideal é não parar de comer, apenas reduzir a quantidade.

Laticínios magros

Você também pode apostar nos laticínios magros como iogurtes desnatados, leites e queijos magros que são ricos proteína e sem carboidratos. Eles também fornecem cálcio ao nosso organismo.

Alimentação saudável

Há uma grande variedade de alimentos que não apresentam carboidratos. Vamos para mais uma lista: couve, alface, abobrinha, maçã, pera, acelga, ovos, café sem açúcar, atum, chá verde, sal, peixes, entre outros.

São alimentos saudáveis que independente de dietas, devem estar presentes nas nossas escolhas alimentares.

O ideal é sempre seguir a pirâmide alimentar, não retirando ou pulando nenhuma das classificações e também não exagerando em um único tipo. Vale lembrar que o consumo exagerado de proteínas pode causar problemas nos rins e o excesso de gorduras pode aumentar os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, aumentando as chances de doenças cardiovasculares.

Para o bom funcionamento do organismo é necessário ter uma alimentação balanceada, de boa qualidade e com quantidades adequadas de todos os nutrientes.

Pode eliminar os carboidratos da alimentação?

Tem que tomar cuidado para não ser tão radical, a dieta só pode ser feito por um determinado período. (Imagem: Divulgação)

Tudo que é radical não é muito bom, não é mesmo? Então, com certeza se você tirar de vez os carboidratos da sua alimentação o seu corpo vai responder. O corpo precisa da quantidade diária de carboidrato para se manter saudável e com energia. Quando você não consome carboidrato, o corpo entende que há carência então gasta gorduras para guardar energia para outra situação. Por essa razão, muitas pessoas não perdem peso mesmo quando corta um monte de alimentos com carboidratos.

A ausência do nutriente pode trazer muitos malefícios ao organismo, então antes de eliminar de vez para seguir qualquer dieta procure orientações com um profissional de sua confiança e sempre tenha em sua dieta alimentos saudáveis, muita água e a pratica de exercícios físicos.

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